Tema 2 - Conceção de uma e-atividade


A e-atividade proposta enquadra-se no contexto da unidade curricular de Humanidades Digitais do Doutoramento em Ciência de Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Esta unidade funciona em regime de b-learning, alternando aulas presenciais com atividades de aprendizagem â distância. Em termos de LMS, inicialmente foi utilizado o Moodle, mas dado Universidade de Coimbra ter descontinuado a utilização desta plataforma, as interações assíncronas têm sido feitas via Inforestudante (plataforma NONIO) da UC. Esta plataforma permite a existência de fóruns, a colocação de materiais online, submissão de trabalhos e realização de diário de atividades.

O desenho desta atividade assenta na preocupação em desenvolver nos formando competências de autoaprendizagem assentes na capacidade de selecionar informação relevante e construir reflexões e argumentação a partir das leituras sugeridas e outras que queira incorporar (tarefas da semana 1 e 2). Pretende-se que o conhecimento adquirido seja mobilizado e aplicado em novas situações. (semana 3 e 4).

Desta forma, e tendo como pressupostos teóricos a perspetiva construtivista de Garrison de uma aprendizagem que se constrói no seio de uma comunidade e num ambiente de interação social capaz de promover as capacidades de investigação, reflexão e crítica (Garrison e Anderson, 2005), mas sobretudo do modelo sistematizado por Gilian Salmon (Salmon, 2000 e 2004), esta e-atividade situa-se na fase 4 desse modelo (construção do saber - individual e na comunidade de aprendizagem) e fase 5 (Desenvolvimento - aplicação da conhecimento e competências adquiridas a novas situações).

Em semanas anteriores realizaram-se as fases de ambientação e socialização (potenciada pela presença de todos os alunos numa aula presencial, onde se trabalharam aspetos relacionados com as possibilidades e softwares disponíveis para desenvolver tarefas e atividades em ambientes virtuais) e de troca de informação entre os formandos e docente/e-moderador. Como referimos, esta interação fez-se em contexto presencial de aula, mas também através de interações na plataforma de aprendizagem.

No processo de moderação desta e-atividade tentaremos ter consideração a necessidade de manter os threads de discussão equilibrados e focados nos aspetos considerados relevantes, encorajando a participação de todos os membros do grupo e as trocas de informação e discussão entre os membros da comunidade de aprendizagem (Salmon, 2006). No final das semanas 2 e 4 da e-atividade será realizado um sumário com todos os contributos relevantes da discussão, recolocando essas contribuições no quadro teórico geral e apontando caminhos para reflexões e/ou trabalhos futuros. Poderão ser dadas sugestões de leitura para aprofundamento de temáticas mais específicas.


Descrição da e-atividade

Tema
O que são as Humanidades Digitais? Da definição às realizações

Duração
6 semanas

Objetivos

Conteúdos:

  • Identificar a condições de emergência das Humanidades digitais
  • Identificar os principais territórios das Humanidades digitais, os seus conceitos e as suas ferramentas;
  • Reconhecer o debate epistémico existente no seio das Humanidades digitais;
  • Identificar as potencialidades e limitações deste território científico
  • Conhecer alguns projetos e produtos de Humanidades Digitais

Competências:
Seleção e tratamento de informação;
Construção de argumentos críticos fundamentados;
Aplicação do conhecimento novas situações;
Reforço da integração na comunidade aprendizagem;
Interação com plataforma de outros softwares de gestão da aprendizagem.

Descrição
(semana 1)
Tarefas:
Autoaprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados

(semana 2)
Tarefa:
Discussão entre todos os membros da comunidade (a discussão decorrerá no Tricider)

Argumentos possíveis para lançar discussão:
      Humanidades digitais vs humanidade tradicionais
      A maioria de nós incorpora, em algum grau, ferramentas digitais na gestão do seu trabalho e investigação. Isso torna-nos ‘digital humanists’
      Tecnologia e Humanidades. Não obrigado!

(semana 3)
Tarefa:
Pesquisa e análise crítica de um projeto no âmbito das Humanidades Digitais;

(semana 4)
Tarefa:
Construção de uma apresentação sobre o projeto escolhido;
Disponibilização a todos os membros da comunidade dessa apresentação na plataforma.

Linhas orientadoras integrar no processo de moderação da discussão na semana 4:
O projeto assume-se como um projeto de HD?
Apreciação da clareza e relevância:
      Definição objetivos
      Explicitação de resultados
      Identificação das ferramentas utilizadas
Disponibiliza os materiais e ferramentas utilizadas?
Revela preocupações de comunicação com o publico não especializado?

(semana 5)
Tarefa:
Discussão colaborativa sobre os projetos apresentados;

(semana 6)
Tarefa:
 Atualização dos e-portfólios a partir dos reflexões e materiais resultantes da concretização das    tarefas

Recursos
Leituras
ALVES, DANIEL.  As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História 69, 2016
Digital Humanities manifesto 2.0
KIRSCHENBAUM, MATTHEW. What is Digital Humanities and what’s it doing in English departments. In: GOLD, M. (Ed.). Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012. p. 3-11
SOUSA, MARIA CLARA PAIXÃO. Humanidades digitais globais? https://humanidadesdigitais.org/hd2015/anotacoes/

Materiais para explorar - exemplos de projetos de HD (3ª fase) _ os links remetem para alguns exemplos, mas os formandos poderão selecionar outros.

Avaliação
  • Participação nos fóruns de discussão, tendo em conta a pertinência, profundidade e dinamização das intervenções na discussão;
  • Apresentação crítica de um projeto que se enquadre no âmbito das humanidades digitais -  clareza da apresentação e da argumentação, fundamentação teórica e incorporação de reflexões resultantes da discussão desenvolvida.
  • Atualização do e-portefólio que incorpore as reflexões e exemplos trabalhados no âmbito das discussões e atividades realizadas.

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