A e-atividade proposta
enquadra-se no contexto da unidade curricular de Humanidades Digitais do
Doutoramento em Ciência de Informação da Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra.
Esta unidade funciona em
regime de b-learning, alternando
aulas presenciais com atividades de aprendizagem â distância. Em termos de LMS,
inicialmente foi utilizado o Moodle,
mas dado Universidade de Coimbra ter descontinuado a utilização desta
plataforma, as interações assíncronas têm sido feitas via Inforestudante (plataforma
NONIO) da UC. Esta plataforma permite a existência de fóruns, a colocação de
materiais online, submissão de trabalhos e realização de diário de atividades.
O desenho desta atividade
assenta na preocupação em desenvolver nos formando competências de autoaprendizagem
assentes na capacidade de selecionar informação relevante e construir reflexões
e argumentação a partir das leituras sugeridas e outras que queira incorporar
(tarefas da semana 1 e 2). Pretende-se que o conhecimento adquirido seja
mobilizado e aplicado em novas situações. (semana 3 e 4).
Desta forma, e tendo como
pressupostos teóricos a perspetiva construtivista de Garrison de uma
aprendizagem que se constrói no seio de uma comunidade e num ambiente de
interação social capaz de promover as capacidades de investigação, reflexão e
crítica (Garrison e Anderson, 2005), mas sobretudo do modelo sistematizado por Gilian
Salmon (Salmon, 2000 e 2004), esta e-atividade situa-se na fase 4 desse modelo (construção
do saber - individual e na comunidade de aprendizagem) e fase 5 (Desenvolvimento - aplicação da
conhecimento e competências adquiridas a novas situações).
Em semanas anteriores
realizaram-se as fases de ambientação e socialização (potenciada pela presença
de todos os alunos numa aula presencial, onde se trabalharam aspetos
relacionados com as possibilidades e softwares
disponíveis para desenvolver tarefas e atividades em ambientes virtuais) e de
troca de informação entre os formandos e docente/e-moderador. Como referimos,
esta interação fez-se em contexto presencial de aula, mas também através de
interações na plataforma de aprendizagem.
No processo de moderação
desta e-atividade tentaremos ter consideração a necessidade de manter os threads de discussão equilibrados e
focados nos aspetos considerados relevantes, encorajando a participação de
todos os membros do grupo e as trocas de informação e discussão entre os
membros da comunidade de aprendizagem (Salmon, 2006). No final das semanas 2 e
4 da e-atividade será realizado um sumário com todos os contributos relevantes
da discussão, recolocando essas contribuições no quadro teórico geral e
apontando caminhos para reflexões e/ou trabalhos futuros. Poderão ser dadas
sugestões de leitura para aprofundamento de temáticas mais específicas.
Descrição
da e-atividade
Tema
O
que são as Humanidades Digitais? Da definição às realizações
Duração
6 semanas
Objetivos
Conteúdos:
- Identificar a condições de emergência das Humanidades digitais
- Identificar os principais territórios das Humanidades digitais, os seus conceitos e as suas ferramentas;
- Reconhecer o debate epistémico existente no seio das Humanidades digitais;
- Identificar as potencialidades e limitações deste território científico
- Conhecer alguns projetos e produtos de Humanidades Digitais
Competências:
Seleção e tratamento de informação;
Construção de argumentos críticos fundamentados;
Aplicação do conhecimento novas situações;
Reforço da integração na comunidade aprendizagem;
Interação com plataforma de outros softwares de gestão
da aprendizagem.
Descrição
(semana 1)
(semana 1)
Tarefas:
Autoaprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados
Autoaprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados
(semana 2)
Tarefa:
Discussão entre todos os membros da comunidade (a discussão decorrerá no
Tricider)
Argumentos possíveis para lançar
discussão:
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•
Humanidades digitais vs humanidade tradicionais
|
•
A maioria de nós incorpora, em algum grau, ferramentas digitais
na gestão do seu trabalho e investigação. Isso torna-nos ‘digital humanists’
|
•
Tecnologia e Humanidades. Não obrigado!
|
(semana 3)
Tarefa:
Pesquisa e análise crítica de um projeto no âmbito das Humanidades Digitais;
Pesquisa e análise crítica de um projeto no âmbito das Humanidades Digitais;
(semana
4)
Tarefa:
Construção de uma apresentação sobre o projeto escolhido;
Disponibilização a todos os membros da comunidade dessa apresentação na plataforma.
Construção de uma apresentação sobre o projeto escolhido;
Disponibilização a todos os membros da comunidade dessa apresentação na plataforma.
Linhas orientadoras integrar no
processo de moderação da discussão na semana 4:
|
O projeto assume-se como um
projeto de HD?
|
Apreciação da clareza e
relevância:
|
•
Definição objetivos
|
•
Explicitação de resultados
|
•
Identificação das ferramentas utilizadas
|
Disponibiliza os materiais e
ferramentas utilizadas?
|
Revela preocupações de comunicação
com o publico não especializado?
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(semana 5)
Tarefa:
Discussão colaborativa sobre os projetos apresentados;
Discussão colaborativa sobre os projetos apresentados;
(semana 6)
Tarefa:
Atualização dos e-portfólios a partir dos reflexões e materiais resultantes da concretização das tarefas
Atualização dos e-portfólios a partir dos reflexões e materiais resultantes da concretização das tarefas
Recursos
Leituras
Leituras
ALVES, DANIEL. As Humanidades Digitais como uma comunidade
de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso
português. Ler História 69,
2016
Digital Humanities
manifesto 2.0
KIRSCHENBAUM,
MATTHEW. What is Digital Humanities and what’s it doing in English departments.
In: GOLD, M. (Ed.). Debates in the Digital
Humanities.
Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012. p. 3-11
SOUSA, MARIA CLARA PAIXÃO.
Humanidades digitais globais? https://humanidadesdigitais.org/hd2015/anotacoes/
Materiais para explorar -
exemplos de projetos de HD (3ª fase) _ os links remetem para alguns exemplos,
mas os formandos poderão selecionar outros.
Avaliação
- Participação nos fóruns de discussão, tendo em conta a pertinência, profundidade e dinamização das intervenções na discussão;
- Apresentação crítica de um projeto que se enquadre no âmbito das humanidades digitais - clareza da apresentação e da argumentação, fundamentação teórica e incorporação de reflexões resultantes da discussão desenvolvida.
- Atualização do e-portefólio que incorpore as reflexões e exemplos trabalhados no âmbito das discussões e atividades realizadas.
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